NOSSO HOME OFFICE DE CADA DIA

Neste momento, você pode estar enfrentando o desafio de ter que trabalhar em Home office, e talvez passando por algumas dificuldades. Para mim, já é uma prática de mais de 20 anos. Talvez para você, este processo tenha começado logo após o início da pandemia.

Por: Cal BiancoConsultor e Coach



Assim, quero compartilhar questões práticas, da minha experiência, para que você possa manter controle deste processo e não prejudicar sua mente e seu corpo nesta jornada.

Então, não deixe essa prática do home office ‘matar’ você!


Sim, aos poucos essa ‘nova’ e diferente rotina pode sugar suas energias e te colocar para baixo, um pouquinho a cada dia.


Tenho observado o relato de pessoas que estão enfrentando dificuldades (sérias) com relação à prática diária do home office. Assim, quero contribuir com algumas dicas que podem te ajudar.


Uma das primeiras coisas que precisam ser ajustas é sua própria mente. Ou seja, é você mesmo que deve se conscientizar que vai trabalhar em casa, por algum tempo definido ou até quando arrumar outro tipo de trabalho.


Em segundo lugar, você precisa deixar o ambiente mais adequado para passar horas do seu dia. Ou seja, arrume a bagunça e organize tudo. Seja na sala, quarto, ou escritório, arrume e organize para que as coisas fiquem apresentáveis. Se ficar apresentável ‘aos olhos’ já será um grande avanço.


Terceiro: Este espaço tem que ser funcional. Ou seja, você deve fazer os ajustes necessários para que o local de trabalho seja produtivo. Logo, se estava pensando em trocar de computador pois o que você tem está travando ou não ‘colabora’ mais com você, vá em frente e troque logo. A mesma coisa para os periféricos como impressora, mouse, teclado, suportes para punho, mousepad, cadeira, aquecedores, garrafa d’água etc., não se reprima, esta é a hora de fazer um UP grade nestas tralhas, afinal, agora é daí que vem o seu sustento.


Quarto: Evite surpresas desagradáveis. No meu escritório, eu me sento de costas para a porta e a câmera do meu desktop capta todo o ambiente de entrada. Já levei muitos sustos, enquanto focado em determinadas tarefas, alguém entra rapidamente. Assim, pedi a todos os meus familiares que batam à porta quando forem entrar. Dessa forma, eliminei a possibilidade de um infarto prematuro. Quando estou em alguma reunião virtual, aviso a todos do horário que estarei com este compromisso. Evitando que alguém entre na reunião sem ser convidado.


Quinto: Permita-se trabalhar de pantufas. Sim, é isso mesmo. Como você não sair, pode se dar este ‘luxo’! Não vai prejudicar em nada sua produtividade e é sério, vale a pena.


Sexto: Mantenha o ambiente aquecido ou com ventilação adequada. Esta é uma característica dos escritórios que não nos damos conta enquanto estamos trabalhando lá. Mas, quando estamos em home office isso faz toda a diferença. Invista em um bom aquecedor (ou ventilador) para deixar o ambiente agradável para sua labuta. Não esqueça que a conta de energia vai aumentar no final do mês. Mas não se preocupe, faz parte do processo, aceite isso e pague a fatura na data do vencimento.


Sétimo: Tenha momentos de distrações consciente e com tempo definidos. Isso vai ajudar você ativar o outro lado do cérebro e se desligar um pouco dos problemas da sua atividade. No meu caso, eu gosto de trabalham com madeiras, então construo, bancos, cadeiras, prateleiras, abajures etc. Estes projetos são desenvolvidos por etapas, e durante meu dia, faço uma ou outra etapa. Um projeto pode durar semanas, mas eu dedico poucos minutos ao longo do dia para focar neles, me abstraindo por completo das outras tarefas. Outra distração consciente que faço é ter um determinado tempo para escrever. Alguns minutos são suficientes para escrever 1000 palavras tranquilamente. Esta é outra prática que posso dar algumas dicas em outro artigo.


Oitavo: Deu sono, vá dormir! Pare de lutar com sua mente e seu corpo, essa não é a hora para isso. Seu corpo está de dando um sinal! Observe isso, faça uma pausa e vai dormir. Se eu recebo um sinal como este, minha prática é colocar um alarme para 20 minutos. Se, de fato, seu corpo estiver realmente precisando dessa pausa, você literalmente vai ‘apagar’ nestes 20 minutos e serão suficientes para enfrentar o resto do dia com mais disposição e produtividade.


Nono: Tenha o ‘controle’ de tudo. Eu sei, isso pode parecer um pouco presunçoso, mas, em administração temos a máxima que fala que aquilo que não conhecemos não podemos controlar. Logo, entenda por ‘conhecer’ o fato de ter descrito as ações que você precisa fazer em determinado projeto que está sob seus cuidados. Ao longo do tempo, e depois de testar várias ferramentas de controle, eu criei uma planilha que chamo de controle total. Nela, estão todos os meus projetos e áreas das quais sou o responsável. Logo abaixo de cada coluna, onde estão descritos os projetos, tem as ações que preciso fazer. Há também a classificação de status que atribuo a cada uma destas ações. Assim, nada passa desapercebido, não perco prazos e nem deixo qualquer assunto descoberto. Talvez você precise disso. Vamos conversar a respeito? Faça contato!


Décima e última: Pare com essa frescura de redes sociais. Essa prática é legal se fizer parte da dica sétima, caso contrário, pare de gastar seu tempo em coisas que não trazem qualquer resultado positivo, pelo contrário pode (e, em algum momento, vai) te prejudicar. Para vencer o vício, você deve ir reduzindo o tempo e as próprias redes. No lugar de fazer parte de várias, escolha uma ou no máximo duas e determine quanto tempo (do dia e da noite) vai poder visualizá-las e interagir com seus amigos. Se quiser ser mais radical, sem problemas, desinstale os APPs do celular e somente acesse através do navegado. Esse processo vai ficar tão maçante que logo você deixará de ‘curtir’ acessar estas redes com muita frequência.


Outras dicas para serem exploradas relacionadas às distrações conscientes (Sétima dica)

11 – Tenha um Pet, brinque e cuide dele – peixinhos não vale!

12 – Determine a quantidade de páginas de livro para ler durante o dia

13 – Crie uma playlist de vídeos interessantes de aprendizados distintos ou resumos de livros para assistir

14 – Assista, alguns minutos, da sua série favorita, sem medo de ser feliz!

15 – Saia para uma caminhada ao Sol – tire a pantufa!

16 – Vá para academia (se for possível) e faça atividades somente para parte superior do corpo


Entenda! Talvez você não consiga colocar tudo isso em prática, mas algumas delas são perfeitamente possíveis, desde que você as consiga manejá-las de acordo com a sua rotina profissional. E também, a ideia não que você faça exatamente as coisas que eu faço, mas que possa criar alternativas condizentes com as possibilidades e habilidades.


Aprimore-se nesta rotina pois ela pode durar por muito tempo ainda e se consolidar para prática profissional onde só os melhores conseguirão sobreviver a ela!


O principal ponto é que você deve ter muito cuidado para que esta prática do home office não seja um peso na sua carreira profissional, desencadeando stress e problemas relacionados com sua saúde física e mental.